SOMOS APAIXONADOS

por animais e pelo seu bem-estar

Como surgiu o projeto?

Os animais fazem parte da vida da equipa da Descomunal, e sendo esta uma agência pet-friendly e sempre de portas abertas aos Pets dos seus colaboradores .

Mas tudo começou, quando a Marta e a Maria voltaram das suas férias em Tel Aviv, super inspiradas com o que por lá viram. Num país marcado pelas amarras do radicalismo político e religioso, aquela cidade destacava-se como uma bolha de liberdade e cuidado pelo próximo. A forma como integram e valorizam a vida humana e animal foi para ambas um ponto de viragem. Como transportar este espírito de abertura, respeito e colaboração para a nossa cidade? O que se pode fazer? Com base na sua própria experiência, a Marta percebeu que nem sempre a sede dos bichinhos é bem resolvida nos espaços públicos e privados. Enquanto empreendedora e diretora de uma empresa de comunicação, a Descomunal, foi imediata e fácil a decisão. Juntou a sua equipa, e começou a projetar um bebedouro que fosse resistente no exterior, transportável e pudesse ser lavado. 

E já agora, tinha que ser uma peça linda!  Para um projeto de sensibilização funcionar em maior escala, nada como aliar a estética, a emoção e a funcionalidade para dessa forma sensibilizar todos os espaços públicos e privados a aderir à iniciativa.  Nesta fase, apesar de já termos em mente a estética e a emoção, a nossa grande preocupação foi a FUNCIONALIDADE.

Tudo começou com... água

Somos pessoas de animais e todos os dias procuramos soluções que permitam integrar os animais no nosso dia-a-dia. E foi assim que tudo começou. Com a água. Sempre à procura de sítios e formas de dar água aos nossos patudos. E para além dos nossos, outros também podem beber, tenham patas, asas ou pêlos. 

Temos uma missão, queremos colocar água fresca nos circuitos urbanos disponível a todos os animais. Acreditamos que há várias formas de uma cidade ou mesmo um estabelecimento privado ser pet-friendly e não é necessário ser radicalista. Ser pet-friendly é também respeitar o outro, inclusive quem não é pet-friendly. E por essa razão consideramos importante encontrar soluções inclusivas e amigas de todos, mas que acima de tudo disponibilizem um bem essencial a quem não o pode pedir: água.

Mas para chegar mais longe é necessário visibilidade e muito apoio das autarquias, associações locais e privados, pois só assim é possível financiar o custo dos bebedouros. A nossa visão é criar uma Rota Internacional de Bebedouros Pet-Friendly Routes em parceria com outras entidades internacionais.

É aqui que entra a ESTÉTICA, um fator extremamente importante para associar o bebedouro a um estabelecimento. Ninguém gosta de “coisas feias”, mas se for bonito já encaixa bem na decoração e gera fotos e publicações no instagram.

Escolhemos sempre locais que possam cuidar do bebedouro e trocar a água com frequência. Numa fase inicial, foi bastante óbvio que qualquer espaço com uma esplanada seria o local ideal para acolher um bebedouro, pois não só é fácil para eles trocarem a água com regularidade como também fica mais protegido de possíveis vandalismos.

No entanto, nem sempre somos nós a escolher, pois neste momento já somos contactados por vários locais que querem colocar bebedouros, desde grupos de hotéis pet-friendly a redes de supermercados e nós apenas recomendamos as melhores práticas e acreditamos que o tempo ensina as pessoas. Para além disso, no nosso website temos um formulário em que as pessoas podem identificar bebedouros que não estão em condições de utilização ou que não são bem cuidados para que possamos interferir junto dos seus responsáveis.

Um fator importante, os bebedouros são disponibilizados a preço de custo e têm uma responsabilidade tripartida:

1 – Pertencem à rota Pet-Friendly Routes

2 – Têm os direitos de imagem do Pet Protagonista

3 – São mantidos pelo Estabelecimento 

E todos somos responsáveis pela manutenção destes bebedouros.

Pertencer à Rota Pet-Friendly Routes implica acreditar que unidos podemos influenciar o mundo.  Para pertencer à Rota Pet-Friendly Routes, qualquer aderente deve aceitar um termo de responsabilidade e compromisso para com o projeto e com o bebedouro que lhe é atribuído.

Como contrapartida, será divulgado nos canais de comunicação da Pet-Friendly Routes, nacionais e internacionais, será colocado no mapa de identificação dos locais com bebedouro e fará parte de uma rede de partilha de boas práticas internacionais de estabelecimentos pet-friendly.

Todos os aderentes da Rota Pet Friendly Routes assinam um termo de responsabilidade em como declaram cuidar, proteger e disponibilizar água fresca aos animais passantes.

É aqui que entra a EMOÇÃO, um dos três fatores de sucesso do projeto. Escolhemos focinhos reais, que contam histórias e geram interações, e é dessa forma que selecionamos os protagonistas dos bebedouros da Pet-Friendly Routes. Lançamos concursos de fotografia nas redes sociais e recebemos centenas de participações e interações. As fotos têm que reunir um conjunto de características para serem elegíveis para o projeto e os Pet Owners têm que submeter a foto do seu Pet com o nome, instagram (quando aplicável) e uma história engraçada.

Juntos podemos mudar o mundo

Já temos uma série de novas ideias, mas primeiro temos que estabilizar esta e colocar os bebedouros no mapa. De seguida, e achamos que não será daqui a muito tempo, lançaremos as novas ideias que já estão aqui a borbulhar.

Ajuda-nos a molhar o focinho!

Formulário de Encomendas de Bebedouro

Se está interessado em adquirir um bebedouro preencha os campos abaixo com os seus dados e leia com atenção o Regulamento.

OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO DO BEBEDOURO

  • Fotografia angariada através da nossa campanha nacional, com a possibilidade de escolher uma das fotografias disponíveis na nossa base de dados.
  • Quero personalizar o bebedouro com uma fotografia do meu animal de estimação (ver instruções aqui).

Obrigado!

Esta rota acabou de ficar mais fresca.