7 Dicas para um passeio PAWSOME

Passeio PAWSOME é aquela voltinha que corre às mil maravilhas. Com os dias mais quentes e longos, estendem-se os momentos sociais aos passeios, aos picnics e às esplanadas. Fazermo-nos acompanhar do nosso amigo de quatro patas é tentador mas, como garantir que ele não nos cause nenhum embaraço? Os entendidos em comportamento canino definem um cão bem comportado como um cão confiante e extrovertido, sem medos, fobias ou desconfianças. 

São muitos os sítios que já aceitam a permanência de animais de estimação, recebendo-os até com uma taça de água fresca. Contudo, é essencial garantir que o seu cão irá reagir bem a outros animais e pessoas. Fizemos a nossa pesquisa sobre socialização e etiqueta canina e reunimos estas 7 dicas para si:

  1. Nem toda a gente partilha do mesmo amor pelo seu cão.

Um cão treinado é um cão livre, certo? Mas e um cão livre que ainda não está bem treinado? Para nós é fácil lidar com os pêlos, a baba e os saltos constantes, mas isso não quer dizer que as outras pessoas tolerem esse tipo de comportamentos. 

  1. Prepare-se!

É insensato esperar que o seu amigo de 4 patas se saiba comportar, à primeira, num novo ambiente. A falta de preparação é muitas vezes a raiz das traquinices, cabe-lhe a si desconstruir esse padrão sem o confundir ou traumatizar.

  1. Evite as trelas retráteis.

São ótimas para exercícios e brincadeiras em áreas grandes e descobertas. Já no dia-a-dia e para um cão que ainda está a aprender, esta trela levanta algumas questões de segurança. Num momento de distração ou com um puxão mais forte poderá a trela enlear-se nas suas pernas ou nas do seu cão. 

  1. Seja um bom embaixador.

Antes de se dirigir a algum lado com o seu animal, informe-se primeiro. Nem todos os sítios são pet-friendly. Se forem, certifique-se que o seu cão se torna num embaixador da sua raça e do comportamento apropriado. 

  1. Todos precisamos do nosso espaço.

Respeite o espaço das outras pessoas e dos outros animais. Abordá-los de uma forma intrusiva e inesperada pode instigar a uma reação menos boa. Se quiser que o seu cão faça amizade com outro, fale com o seu dono. Se quiser interagir com o animal de outra pessoa, peça-lhe autorização e espere que seja o cão a vir ao seu encontro. 

  1. Esteja atento!

Convém não assumir que todos os cães estão sempre prontos a receber festas e mimos. Esteja atento a sinais óbvios de stress como as orelhas encostadas para trás, respiração ofegante ou atitudes esquivas – claros indicadores de que um cão está desconfortável. 

  1. Mantenha a calma. 

Com os cães, é preciso ser alfa! Seja autoritário de uma forma segura. Uma voz calma é mais divertida e reconfortante. Os cães são altamente receptivos aos nossos níveis de energia. Usar tons mais longos e baixos diminui o nível de excitação do cão e promove um bom comportamento.

Agora é só colocar em prática. Quando saírem juntos, faça-o com a intenção de estabelecer laços e elevar a relação com o seu fiel amigo a novos patamares. Lembre-se que ter um animal de estimação é um compromisso de altruísmo e dedicação.

Ajuda-nos a molhar o focinho!

Formulário de Encomendas de Bebedouro

Se está interessado em adquirir um bebedouro preencha os campos abaixo com os seus dados e leia com atenção o Regulamento.

OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO DO BEBEDOURO

  • Fotografia angariada através da nossa campanha nacional, com a possibilidade de escolher uma das fotografias disponíveis na nossa base de dados.
  • Quero personalizar o bebedouro com uma fotografia do meu animal de estimação (ver instruções aqui).

Obrigado!

Esta rota acabou de ficar mais fresca.