Anda a pensar dar um toque de verde natural à sua sala, começou a seguir @atripeirinha no instagram e sente-se inspirado para se tornar numa plantmana?
Se a plantinha vai partilhar o espaço com um patudo, a segurança é muito importante. É que a terra e as folhas são altamente atrativas para os animais e, com certeza, irão despertar muita curiosidade nos primeiros dias. Prepare-se para lidar com a tentação de arranhar e morder a planta! Existem algumas plantas que são tóxicas, quer para seres humanos, quer para animais. Contudo, porém, não obstante (agora citamos a @bumbanafofinha), claro que existem plantas pet-friendly! E é delas que iremos falar aqui.
- Samambaia
É uma planta que não requer muita manutenção e que se adapta facilmente a locais com pouca luz. Gosta de ambientes húmidos e não lida bem com o frio. É uma planta super pet-friendly porque irá acompanhar o crescimento do seu animal de estimação, uma vez que dura entre 5 a 10 anos. A samambaia além de pet-friendly ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar.

- Dioneia – Apanha-moscas
É uma planta carnívora, que além de ser pet-friendly é de fácil manutenção. As carnívoras dão um toque divertido à coleção de plantas domésticas. Com certeza irão chamar a atenção dos animais mais curiosos, mas as suas armadilhas não representam qualquer perigo. A dioneia só precisa de 2 a 3 insetos por mês para se manter nutrida e é feliz com quatro horas de luz direta por dia. Convém ser regada com água destilada e é importante que a terra se mantenha húmida.
- Calathea
As folhas da Calathea têm um padrão peculiar. Não gostam de muito sol porque lhes desbota a cor majestosa das suas folhas pontilhadas. A Calathea também é conhecida por planta zebra ou pavão. Esta planta doméstica gosta de sombra parcial, tornando-a perfeita para ter uma estante de plantas ou numa prateleira num quarto com pouca luz. Uma planta pet-friendly com muita personalidade.

Há quem diga que os cães e gatos comem plantas para os ajudar com problemas digestivos. Mas também as encaram como um brinquedo. Vêm nas folhas ondulantes uma boa distração. Manter uma planta de casa a salvo do seu animal de estimação é um trabalho a tempo inteiro, mas ao menos agora já sabe como manter o seu animal a salvo, com as plantas pet-friendly!
